WORKSHOPS - PROPOSTA

A proposta de Oficinas do Ateliê Construindo o Som é centrada no trabalho com reuso de materiais, visando a aplicação prática do conceito de sustentabilidade.

O Ateliê Construindo o Som existe desde 1979 e produz instrumentos sofisticados, mas essa vertente prevê o aproveitamento do excedente e dos materiais descartados pela sociedade de consumo. O trabalho vem sendo desenvolvido a partir de experiências com oficinas e outras ações sócio-educativas implementadas em cooperativas de catadores, escolas públicas e centros comunitários.

Conceito

Som Sustentável!

Além do Reaproveitamento dos resíduos, é preciso estimular uma prática voltada para a Redução do consumo, evitando produtos que não nos trazem nenhum benefício, pelo contrário, comprometem a nossa saúde. A Reciclagem, terceiro "R" nesse ciclo, é um processo a ser implementado pelas indústrias, o que, aliás, demanda também altos custos e grande consumo de energia e recursos. O ser humano precisa urgentemente buscar coerência e assumir uma postura mais consciente, mais sustentável diante do complexo quadro que se apresenta na atualidade, visando o seu próprio futuro. Não se trata apenas de "poupar" o planeta, a natureza, mas colaborar ativamente na evolução da vida.

Prática

Propomos a realização de oficinas de confecção de instrumentos a partir da reutilização de materiais. Geralmente, no prazo de uma a duas semanas os participantes estão capacitados para construir e também criar instrumentos, a partir do domínio das técnicas de produção sonora. Os principais materiais empregados tem sido a cola branca, papel/papelão, garrafas pet, barricas, películas de radiografia, entre outros.

ACESSE O DOCUMENTO EM PDF

A partir dos resultados obtidos em nossas oficinas, foram desenvolvidos protótipos de instrumentos percussivos com base na reutilização de materiais, alcançando bom nível de eficácia, tanto na forma, quanto no resultado acústico.

PARA CONHECER ALGUNS DESSES PROTÓTIPOS, CLIQUE AQUI, E AQUI.