PERGUNTAS FREQUENTES

"Construindo o Som" é uma fábrica?

A produção dos instrumentos do Ateliê Construindo o Som é feita de forma artesanal pelo músico, educador e construtor de instrumentos Roberto Luis Castro. Todas as etapas do trabalho são desenvolvidas pessoalmente pelo artista. Por este motivo, não se constitui essencialmente em uma fábrica, mas em uma atividade autônoma de labor artesanal.

"Construindo o Som" é uma loja?

As vendas e pagamentos são efetuados através do site. O envio da encomenda é feito através dos Correios. Embora o Ateliê Construindo o Som realize periodicamente cursos e workshops, não há a circulação física de clientes nem mercadorias em showroom. Consequentemente, o termo "loja" só poderia ser aplicado junto ao conceito de "virtual".

Os instrumentos do Ateliê Construindo o Som estão disponíveis para pronta entrega?

Os instrumentos são produzidos sob demanda. Nem sempre existirá a possibilidade de "pronta-entrega". Os prazos são definidos em função do volume de trabalho do artesão e da quantidade e tipologia dos itens solicitados.

"Construindo o Som" tem representantes em minha cidade?

A experiencia tem demonstrado a dificuldade em trabalhar com representação e distribuição. Pelas características bem pessoais do trabalho, pela dimensão da proposta em termos de volume de oferta e demanda, não funciona a venda através de lojas ou representantes.
No entanto, muito provavelmente em sua cidade haverá alguma escola ou outra instituição social, educadores ou musicoterapeutas, percussionistas e mesmo músicos leigos que já adquiriram um instrumento musical do Ateliê Construindo o Som. A referência direta de quem já conhece o material tem sido um dos melhores aliados para que o projeto Construindo o Som sobreviva ao longo de quase 40 anos.

"Construindo o Som" oferece preços especiais para lojistas?

Os valores praticados pela Loja Virtual do Ateliê Construindo o Som são os preços definidos para o consumidor final. Caso algum lojista deseje adquirir estes instrumentos, contará com as facilidades proporcionadas pelo pagamento direto à vista, que prevê descontos de até 10%, em função dos materiais e do período da compra, além do frete grátis na modalidade PAC dos Correios.

O Ateliê Construindo o Som oferece garantia dos seus produtos?
Quais os prazos de garantia para os instrumentos do Ateliê Construindo o Som?

A garantia é de 01 (um) ano a partir da entrega, sob condições normais de uso, levando em conta que instrumentos musicais são objetos sensíveis. A utilização de materiais e acessórios de boa qualidade e procedência é um dos fatores de excelência, porém não há como garantir 100% por madeiras, vernizes e outros itens que são de responsabilidade dos fornecedores. Deve-se evitar submeter os instrumentos a temperaturas elevadas, bem como prolongada exposição direta ao sol, umidade, etc.

O Ateliê Construindo o Som oferece o serviço de reforma de instrumentos?

Não trabalho na reforma de instrumentos de nenhum tipo. As mercadorias adquiridas na Loja possuem prazo da garantia de um (01) ano a partir da entrega. Atualmente as atividades estão voltadas essencialmente para a criação e produção de objetos sonoros.

Preciso do(s) instrumento(s) com urgência. É possível atender?

A urgência não favorece a qualidade. A menos que os materiais estejam prontos, não há como atender pedidos de urgência. Eu oriento os clientes a planejar suas compras de modo a fazer os pedidos com um tempo máximo de antecedência, até porque o atendimento depende da demanda de encomendas do Ateliê.

É seguro comprar através da Loja Virtual?

A plataforma utilizada pela Loja Virtual oferece ambiente seguro. O cliente faz um cadastro e realiza pagamentos num ambiente com certificado de segurança digital. O Catálogo de Produtos Online do Ateliê Construindo o Som utiliza preferencialmente a ferramenta digital do PagSeguro, administrada pela Universo Online SA (UOL), em um ambiente de total segurança, o que torna a sua compra prática, rápida e confiável. O cliente tem a garantia de poder receber de volta os valores pagos, caso não tenha seu pedido atendido no prazo de até 14 dias.

Não gosto de comprar pela internet, existe alguma outra forma de adquirir o material?

Caso o cliente prefira, poderá entrar em contato para manifestar a sua preferência em efetuar o pagamento através de depósito ou transferência bancária, bem como outras modalidades de remuneração a serem combinadas. Como não disponho de loja física, as opções mais viáveis são as operações via contas bancárias. Existem outras opções de pagamento, consulte a página Formas de Pagamento.

Posso efetuar o pagamento mediante depósito direto ou transferência bancária?

Sim. Para isso, existe a opção entre bancos físicos, presentes em quase todas as cidades brasileiras, além de bancos digitais. Veja mais informações na página Formas de Pagamento.

Quais são os bancos utilizados pela Loja "Construindo o Som"?

Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Banco Inter. Consulte a página Formas de Pagamento.

Posso pagar através do meu saldo no PagSeguro?

Sim. Essa opção existe na própria Loja Virtual, além da modalidade de conta pessoal em nome de Roberto Luis de Castro, e esse tipo de pagamento poderá ser combinado previamente no momento em que for efetuar a compra. Consulte a página Formas de Pagamento.

Posso pagar através do PayPal?

Sim. O pagamento via PayPal é uma das opções oferecidas. Entre em contato. Consulte a página Formas de Pagamento.

Quais os prazos mínimos e máximos para a entrega dos instrumentos?

Os prazos dependem do volume de trabalho do Ateliê. É importante sempre entrar em contato previamente para obter informação mais detalhada. A média de prazo para postagem, para compras individuais e em condições ideais é de 48 horas a cinco dias. Entretanto, como todas as etapas do trabalho são desenvolvidas pessoalmente pelo construtor, tal prazo pode ser estendido, em comum acordo com o cliente, que a qualquer momento tem garantido o seu direito de cancelar o pedido ou abrir uma disputa. Mas isso felizmente nunca ocorreu.

Fiz meu pagamento através da Loja Virtual. Quanto tempo levarei para receber o material?

Oriento sempre os clientes a contactar previamente para se informar da disponibilidade ou prazo de entrega das mercadorias.
O sistema da Loja Virtual garante o prazo de até 14 dias para o recebimento dos produtos, mas o Ateliê não tem como exceder sua própria capacidade de produção. Normalmente eu entro em contato com o cliente quando há dificuldade em agilizar a entrega dentro desse limite. O valor eventualmente pago pode ser devolvido, caso seja o desejo do comprador. Se após 14 dias não for efetuado algum acordo, o comprador pode ainda suspender o pagamento.